Email Transacional

Email Transacional

Os e-mails transacionais são enviados para uma pessoa de cada vez, e são limitados no tipo de conteúdo que podem incluir. 

Nesta página, você aprenderá sobre e-mail transacional e como usá-lo.

Definições

E-mail em massa

E-mail enviado de um remetente para vários destinatários, geralmente para fins de marketing.

E-mail transacional

E-mail enviado de um remetente para um destinatário, geralmente relacionado a atividade da conta ou a uma transação comercial.

Exemplos incluem e-mails de lembrete de senha, confirmações de compra e notificações personalizadas de produtos.

Automação

Uma ferramenta que lhe permite criar um e-mail ou uma série de e-mails que são acionados por um evento de envio.

Notificações de pedidos

E-mails transacionais automatizados que são acionados pela atividade de compra em sua loja conectada.

E-mail de recuperação de carrinho abandonado

E-mails transacionais automatizados que são acionados quando alguém adiciona produtos ao seu carrinho de compras on-line, mas não completa sua compra.

Envio Através de API

Envio progamáticamente de e-mails transacionais de sites e aplicativos.

Como funciona o e-mail transacional

O e-mail transacional permite que você forneça informações que são exclusivamente relevantes para o destinatário.

Esses e-mails podem fornecer informações solicitadas ou lembrar um indivíduo da ação necessária, como se ele tivesse colocado itens em seu carrinho de compras, mas não tivesse concluído a compra.

O e-mail transacional geralmente usa uma integração API ou SMTP para enviar e-mails.

Isso geralmente requer que um desenvolvedor configure um sistema que envie modelos codificados para destinatários específicos com base em uma ação específica. 

Email Transacional – O Que é, Como e Quando é Utilizado

O e-mail transacional é um tipo de e-mail automatizado entre um remetente e um destinatário.

Ele difere do e-mail promocional porque o e-mail transacional é acionado por eventos, interações ou preferências dentro de um serviço ou aplicativo, e não pela campanha de marketing de uma empresa.

Embora os e-mails transacionais possam ajudar a atender às necessidades de marketing recuperando carrinhos abandonados ou reativando usuários inativos, esses e-mails são principalmente funcionais e fornecem uma resposta antecipada a uma (in)ação ou a uma solicitação feita pelo destinatário.

Ao contrário dos e-mails promocionais, que são distribuições em massa da mesma mensagem de marketing para muitos destinatários simultaneamente, os e-mails transacionais são personalizados e tipicamente enviados a indivíduos um de cada vez.

Faturas, Recibos e Confirmações

Os tipos mais conhecidos de todos os e-mails transacionais são os recibos e confirmações.

Estes ocorrem após a realização de uma transação, razão pela qual estes tipos de e-mails são chamados de transacionais em primeiro lugar.

Quando os clientes recebem um e-mail contendo informações sobre uma compra que fizeram online, normalmente é uma confirmação de encomenda ou um recibo.

Coisas como e-books, PDFs, ou quaisquer outros bens descarregáveis são normalmente enviados como parte de um recibo de e-mail, assim como são chaves de produto para compras de software.

No entanto, os e-mails de confirmação não precisam necessariamente estar relacionados a uma transação monetária.

Novos cadastros de contas e RSVPs de eventos também acionam e-mails de confirmação que verificam para o usuário que seu cadastro ou registro foi bem-sucedido.

Pedidos explícitos

Esses tipos de e-mails transacionais contêm informações explicitamente solicitadas pelos usuários de um aplicativo ou serviço.

As solicitações são tipicamente urgentes, o que significa que os usuários esperam que esses e-mails cheguem imediatamente.

Um dos exemplos mais comuns de uma solicitação explícita é uma redefinição de senha.

Como os usuários não podem acessar suas contas sem uma senha, uma solicitação de redefinição de senha vem com a expectativa de uma resposta imediata.

Outro exemplo de uma solicitação explícita é um código de verificação usado na autorização de dois fatores, onde os usuários são obrigados a inserir uma senha temporária além de sua senha primária para obter acesso às suas contas.

Assim como com a redefinição de senha, os usuários esperam que os códigos de verificação cheguem sem demora.

A recuperação de chaves de produto perdidas e qualquer cenário em que a falta de informações relacionadas à conta esteja impedindo que os usuários obtenham acesso ou ativem suas contas geralmente também se encaixam nessa categoria.

Alertas relacionados à conta

Os e-mails que não são explicitamente solicitados pelos usuários, mas são disparados com base em alterações em suas contas, são considerados alertas relacionados à conta.

Os e-mails de advertência, que lembram os clientes de faturas em atraso ou tentativas de pagamento falhadas, são um exemplo de alertas relacionados à conta.

Esses tipos de e-mails transacionais mantêm os clientes informados sobre problemas de cobrança e também ajudam a reduzir o churn.

Sem eles, os clientes podem não estar cientes de que houve problemas no processamento de pagamentos.

Os e-mails de cobrança dão aos clientes um suave encorajamento para atualizar suas informações de cobrança se suas contas estiverem em risco de serem desativadas.

Outros exemplos de alertas relacionados à conta incluem alterações em senhas ou endereços de e-mail, notificações de tentativas de login, avisos de expiração de teste ou outros problemas de conta.

Gatilhos comportamentais

Os e-mails comportamentais são alguns dos mais focados em marketing dos vários tipos de e-mails transacionais porque podem ser usados para aumentar a fidelidade do cliente.

Com base em sua interação com um serviço ou aplicativo, os usuários receberão e-mails após terem alcançado marcos ou cumprido certas condições.

Um exemplo de e-mails comportamentais é um e-mail integrado.

Depois de criar novas contas, os usuários recebem e-mails de boas-vindas para ajudá-los a se familiarizar com um aplicativo.

Após um longo período de tempo, um segundo e-mail pode educar sobre os recursos ou fazer check-in para garantir que eles estejam satisfeitos com o serviço.

Em seguida, um terceiro, algum tempo depois, e assim por diante.

E-mails de carrinho abandonados e reativações também são exemplos de e-mails comportamentais.

Quando os clientes tiverem preenchido seus carrinhos, mas ainda não tiverem terminado o check-out, eles podem receber um e-mail automático lembrando-os dos itens que deixaram para trás.

Os e-mails de carrinhos abandonados podem ser enviados de algumas horas a um ou dois dias depois, e às vezes incluem ofertas especiais para incentivar os clientes a concluir suas compras.

Os e-mails de reativação têm um propósito semelhante.

Quando os usuários não interagem com um aplicativo há muito tempo, ou quando se inscrevem em um serviço, mas nunca usam sua conta, eles podem receber e-mails para incentivá-los a fazer login novamente ou concluir o processo de integração.

Notificações conduzidas por eventos

Estes tipos de e-mails são semelhantes às notificações push de telemóveis, mas em vez disso acontecem via e-mail.

As notificações por eventos podem ser usadas para alertar os usuários sobre uma ampla gama de atividades, incluindo notificações de comentários, lembretes de eventos e atualizações de envio.

Ao contrário dos alertas relacionados a contas, as notificações por eventos normalmente não incluem ações tomadas pelos próprios destinatários, mas sim por outras pessoas, como no caso das redes sociais, ou pelo próprio serviço, como lembretes ou atualizações de status.

Notificações por eventos podem informar aos usuários quando eles têm uma nova mensagem ou que têm uma tag em uma postagem de mídia social.

Eles também podem alertar os usuários que um pacote foi enviado ou entregue, ou que eles têm uma reunião para comparecer em breve.

Resumos

Em vez de receber e-mails individuais para cada notificação, alguns usuários preferem uma opção para combiná-los em grupos.

Os emails de resumo ou resumo normalmente incluem um registro de todos os eventos que ocorreram durante um período de tempo específico, como atividade ou comentários da conta, e são enviados aos usuários em intervalos específicos, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Resumos e resumos são opções úteis para usuários que não querem perder notificações sobre atividades que são importantes para eles, mas não querem sobrecarregar sua caixa de entrada com e-mails individuais para cada ocorrência.

Além disso, os emails de resumo não estão limitados a atividades que ocorreram no passado.

Eles podem incluir resumos de eventos que estão planejados para acontecer no futuro também.

Um exemplo disso seria um resumo semanal dos compromissos agendados para a semana seguinte.

Referências e convites

Muitos serviços oferecem uma maneira de os usuários convidarem seus amigos ou colegas para criar uma conta, enviando emails de referência e convites.

Em vez de usar seu aplicativo de e-mail para enviar um convite, os usuários podem inserir os endereços de e-mail de seus amigos em um formulário e o serviço enviará os e-mails de convite em seu nome.

Os e-mails de indicação funcionam da mesma forma, mas a diferença entre os e-mails de indicação e os convites é que as indicações são normalmente incentivadas com um benefício para o remetente e, por vezes, também para o destinatário.

Exemplos de recompensas incluem créditos de conta e cartões de presente.

Pedidos de suporte e feedback

A comunicação é essencial para uma experiência positiva do cliente.

Se um cliente envia uma solicitação de suporte mas não recebe uma confirmação de que ela foi recebida, isso pode ser frustrante.

Além disso, se uma equipe de suporte não receber a solicitação prontamente, o tempo de resposta pode ser adiado, o que não só frustraria o cliente como também a equipe de suporte.

E-mails transacionais baseados em suporte ajudam ambos os lados, ajudando no processo de comunicação e notificando cada parte sobre atualizações de status.

Assim como nas solicitações de suporte, o feedback também pode ajudar a manter a experiência do cliente positiva.

Da mesma forma que os e-mails integrados são acionados, as solicitações de feedback também podem ser configuradas para solicitar revisões dos clientes algum tempo depois que eles fizeram uma compra ou se inscreveram em uma conta.

Se um feedback ruim for recebido, as empresas podem entrar em contato com os clientes e tentar transformar experiências negativas em positivas.

Seja uma pequena equipe com um aplicativo móvel ou uma empresa de comércio eletrônico robusta com milhares de produtos, o e-mail transacional pode beneficiar muito qualquer empresa e seus clientes também.

Ele pode aumentar a receita e o engajamento por meio de disparos comportamentais, diminuir a carga colocada sobre as equipes de suporte automatizando muitas solicitações que, de outra forma, exigiriam atendimento manual, e pode criar confiança e fidelidade no cliente por meio de personalização e comunicação excepcional.

Embora envolva discrição para não sobrecarregar os usuários, o e-mail transacional pode ajudar as empresas a fornecer uma excelente experiência, o que não só é ótimo para seus clientes, mas também para seus resultados financeiros.